Sebrae defende universalização do Simples também no setor de saúde

O 40º Congresso Brasileiro de Administração Hospitalar e Gestão em Saúde, realizado em São Paulo, reuniu na última sexta-feira (19/05), profissionais administrativos do setor de todo o Brasil e de outros países. O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afif Domingos destacou em sua fala, a importância da universalização do Simples para o desenvolvimento econômico do setor de saúde no Brasil.

Para o presidente do Sebrae, o regime tributário simplificado traz vantagens, independentemente do valor pago pelos tributos. “Quando o Simples passou a valer para o setor de saúde, muitos profissionais compararam com o valor pago pelo lucro presumido, mas não é só isso que conta, e sim a possibilidade de pagar somente uma única guia e ficar livre das obrigações acessórias, gerando ganhos para as empresas ”, ressaltou. Afif ressaltou o projeto Empreender Mais Simples – Menos burocracia. Mais Crédito.

Cadastro Único e Rede Simples

Outro destaque foi a necessidade de implantação de um cadastro único para o cidadão que deverá ajudar no atendimento do setor de saúde. “Dessa forma, todo o prontuário médico de cidadão poderá ser cadastrado em uma única base digital, facilitando e agilizando os procedimentos de atendimento”, enfatizou.

Guilherme Afif Domingos, destacou a implantação da Redesimples no país citando como exemplo, a redução da burocracia para a abertura e fechamento de empresas. “Desde 2015, é possível realizar o fechamento das empresas na hora”, disse. Ele destacou a expansão da Redesimples no Brasil: já são 1.800 municípios integrados, 21 corpos de bombeiro, 15 vigilâncias estaduais, 11 órgãos ambientais nos estados, além de juntas digitais estaduais. Afif lembrou ainda os benefícios proporcionados pela legalização das empresas promovendo o aumento de vendas e melhores condições de compra.

Detalhes do evento

O 40º Congresso Brasileiro de Administração Hospitalar e Gestão em Saúde, realizado pela Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH), em parceria com a Hospitalar Feira + Fórum, é o maior evento de Saúde das Américas e o segundo maior do mundo. Além de Gestão em Saúde, o Sebrae também marcou presença no painel Qualidade e Segurança do Paciente, com a palestra da analista Léa Lugares sobre serviços tecnológicos para ampliar a qualidade e segurança na saúde. O Sebrae manteve um estande no pavilhão do evento.

Fonte: Agência Sebrae